Apodi fora da lista dos municípios com alto risco de epidemia de dengue no RN


O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado em todo município de Apodi pela Prefeitura via Secretaria de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde tem garantido aos apodienses tranqüilidades no que diz respeito à temida Dengue.

O Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência da dengue no Rio Grande do Norte, emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresenta um panorama da doença no território potiguar. Quarenta municípios apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.

O documento é produzido com base nos critérios da incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação e densidade populacional, além de apresentar as áreas de risco de epidemia de dengue nos 167 municípios do RN.

Também foi confirmado pelas subcoordenadorias, através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes/LACEN, dois (02) casos de dengue causado pelo sorotipo 4 do vírus (DENV 4), sendo 01 no município de Alexandria e 01 no município de Guamaré. O diagnóstico foi obtido pela técnica de isolamento viral nas culturas de células C6/36 (técnica padrão ouro), processadas no Lacen.

O Programa Estadual de Controle do dengue, diante da confirmação da circulação do sorotipo DENV 4 recomenda aos municípios:- O bloqueio de casos tem que ser explorado ao máximo pelos municípios com as batidas de foco e utilização de portáteis, pois no momento o Estado não possui autorização legal para cortar a transmissão utilizando UBV pesado (fumacê); - A necessidade de reforçar que a rede de atenção à saúde esteja atenta para o aparecimento dos primeiros casos, solicitando coleta para sorologia e isolamento viral de todos os casos suspeitos de dengue.

Para a prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, o excelente trabalho dos Agentes de Saúde que também conta com o apoio da população e os investimentos têm contribuído para que Apodi não entre na lista dos municípios que apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.

“A Prefeitura do Apodi tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde que fazem um trabalho preventivo e ainda distribuem piabas para as residências onde tem grandes reservatórios de água”, comentou a prefeita Goreti.   

DENGUE - A dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

 
MÉTODO ALTERNATIVO ADOTADO EM APODÍ TEM SIDO EFICAZ NO COMBATE A DENGUE

Ação simples e de baixíssimo custo vem apresentando resultados significativos na cidade de Apodí  que adotou o uso de “piabas” nos reservatórios domiciliares na cidade. A distribuição é feita de forma sistemática e para cada 1 litros de água, 5 piabas são colocadas nos reservatórios.

De acordo com os Agentes de Saúde de Apodi,  as piabas agem como se fossem larvicidas e com maior eficácia por ter período ativo estendido. Se larvicidas agem por quinze dias, as piabas fazem a mesma função por dois anos em média. Pesquisadoras da UFNR dizem que as piabas têm apetite voraz e cada uma comem até novecentas larvas por dia. Agem também como Agentes de Limpeza das cisternas e reservatórios domiciliares.

Na cidade a prática alternativa encontrada já virou rotina dos moradores cuidarem delas como se fossem animais de estimação. A boa aplicação do Projeto e os cuidados da população em preservar os peixes vivos nos reservatórios já deram resultados expressivos no combate à dengue em Apodi.

Um dos telejornais de maior credibilidade da televisão brasileira, o Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo, noticiou o trabalho exemplar realizado contra a dengue no município de Apodi. Na reportagem o coordenador de dengue no município Damião Xavier Torres de Paiva, falou sobre a maneira coordenada de realizar o trabalho.

A matéria tomou uma grande repercussão e hoje o município se orgulha de estar entre as cidades que registra um excelente resultado no trabalho de combate a dengue.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo