APODI

História

Origem do nome Apodi
Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação?  É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.

A fundação do Apodi
Pelos seus dados biográficos, encontrados nos documentos históricos em nosso poder, não completara Manoel Nogueira Ferreira 25 anos de idade, quando pisou pela primeira vez o solo da antiga Podi, em 1680. Não encontrando  maiores dificuldades, inicialmente, para conquistar os indígenas aqui estabelecidos, é de supor que fosse um bom conhecedor dos seus costumes e hábitos, pois isto facilitava a aproximação com os índios.

Tempos depois, por razões na frente relatadas, surgiu forte incompatibilidade entre colonizadores e nativos, de graves conseqüências, resultando na morte de Baltazar Nogueira, irmão de Manoel, em luta travada nas proximidades da lagoa Apanha Peixe, com os índios paiacus.

A cobiça dos irmãos Nogueira, pela terra que acabavam de descobrir e que logo reconheceram ser de excelente qualidade, com possibilidade de fazê-los progredir na exploração da agricultura e da pecuária, da caça e da pesca, deve-lhes ter despertado a idéia de afastar, o quanto  antes,  os primitivos moradores que aqui encontraram. Este era, de modo geral, o pensamento dos colonizadores da época, egressos de “bandeiras’ e “entradas”, muitas vezes, e, como sempre, impiedosos depredadores das comunidades indígenas.

Assim, a velha aldeia da ribeira do Apodi tinha que sofrer, também, com a presença do elemento civilizado que acabara de aportar na terra apodiense. A quietude da paisagem nativa, a paz e a tranqüilidade da família
tribal aqui radicada, passaram a ser abaladas a partir daquele momento.

Naquele tempo, a penetração do homem numa região  desconhecida, hostil, exposto a perigos de toda ordem, exigia do desbravador, qualidades indispensáveis à conquista dos objetivos visados. Ser forte, corajoso e adaptado ao ambiente, eram condições necessárias para suportar as longas e duras caminhadas, de milhares de quilômetros, através de matas, rios e serras, onde as doenças, o índio bravio e as feras, eram uma ameaça permanente a esse tipo de aventura.

Foi justamente enfrentando tudo isto, desafiando todos aqueles obstáculos, que o jovem  Manoel Nogueira veio esbarrar, numa de suas penetrações por regiões nordestinas, nas margens da Lagoa Itaú, que significa “pedra preta”. Com o correr dos tempos, passou a se chamar lagoa Apodi.

Tornara-se Manoel Nogueira Ferreira um dos primeiros desbravadores da região oestana do Rio Grande do Norte, penetrando pelo sul da província, procedente da Paraíba, para implantar os fundamentos iniciais da nossa economia agrícola e pastoril. Fazendo roçados, plantando, criando gado, abrindo estradas, construindo e implantando as primeiras vias de comunicação. Fundava-se Apodi.


A criação do Distrito data de 1766. O Município, criou-o, com território desmembrado de Portalegre, a Resolução do Conselho do Governo da Província, de 11 de abril de 1833, confirmada pela Lei provincial n.° 18, de 23 de março de 1835. Apodi obteve foros de Cidade pela Lei provincial n.° 988, de 5 de março de 1887. É sede de Comarca, com 2 termos: Apodi e Itaú.


Economia

Segundo Válter Guerra a Economia do município de Apodi é, sem dúvida, uma das mais promissoras do Rio grande do Norte, levando-se em conta os recursos naturais do território. Dispondo de áreas cujas terras se prestam às mais variadas culturas e fruticultura, conta também o Apodi com reservas hídricas em grande quantidade, principalmente nas regiões do Vale e da Chapada, onde estudos e levantamentos afirmam considerável quantidade de água subterrânea, suficiente para irrigar milhares de hectares. A barragem do Santa Cruz, em Apodi, cujas obras foram reiniciadas em 1998, com capacidade para acumular 600 milhões de metros cúbicos d’água é um fator dos mais  importantes para a implantação  de culturas irrigadas no Vale e na Chapada, a exemplo do Vale do Açu, com a construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

A pecuária, atividade de expressivo valor para a economia local tem resistido as constantes crises de seca que têm se manifestado com freqüência na região. Até bem pouco tempo Apodi ocupava o 3º lugar do rebanho bovino do estado, só ultrapassado por Mossoró e Caicó. É o município que ocupa o primeiro lugar como criador de caprinos e ovinos juntos. Com o maior número de cabeças para caprinos.

Vem aumentando o número de estabelecimento comerciais, industriais e de prestação de serviços, graças ao incentivo que vem sendo dado pelas agencias do Banco do Brasil  e do Banco do Nordeste do Brasil. Desse modo, novas perspectivas se abrem para a economia de Apodi, que conta com grandes recursos naturais, que poderão ajudar Apodi a alcançar uma nova fase de desenvolvimento.

Fonte: Apodi, sua história. Wálter de Brito Guerra e site do IBGE

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo