Campanha de vacinação Anti-rábica continua em Apodi


PB070021

A Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Vigilância á Saúde, está dando continuidade a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal, iniciada no território apodiense desde 21 de novembro com previsão para encerramento no dia 06 de janeiro de 2012.

A campanha tem como objetivo combater o vírus que causa a raiva nos animais, que pode ser prejudicial para a saúde humana. Quando são infectados pelo vírus os animais ficam agressivos, sofrem com dificuldades de alimentação, paralisia dos membros e em pouco tempo chegam à morte.

Segundo o coordenador de Vigilância á Saúde de Apodi, Luiz Sabino Costa, já foram vacinados os animais da cidade e agora a campanha esta sendo executada nas comunidades rurais do município. “Foram vacinados mais de quatro mil cães e gatos, a nossa expectativa é que mais de 80% dos cães e gatos sejam imunizados em Todo território apodiense”, comentou Luiz Sabino.

A realização anual desta campanha é considerada uma das principais medidas de prevenção no controle da raiva. Para Luiz Sabino é preciso estabelecer uma proteção imunológica capaz de controlar a transmissão da raiva canina e felina, impedindo que o vírus alcance a população, com a raiva humana.

A raiva animal não tem cura, os animais só ficarão protegidos se tomarem a dose única. A vacina é gratuita e todos os cães e gatos com mais de três meses devem ser imunizados. Em Apodi a doença esta controlada, pois faz muitos anos que não é registrado animais com a referida doença. 

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo