Apodi participa de debate sobre saúde mental


18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dez estados onde atuam núcleos da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, entre eles o Rio Grande do Norte, haverá uma programação especial em torno da causa. A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Promoção à Saúde/Grupo Auxiliar de Saúde Mental irá promover debates em torno do tema. As discussões acontecem no auditório do Centro de Formação de Pessoal (CEFOPE), a partir das 8h30.
No turno da manhã autoridades da saúde pública, representantes dos usuários e familiares da Associação Plural, membros dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e do Programa Nacional de Humanização (PNH) estarão reunidos para debater sobre a rede de assistência em saúde mental do RN. Durante a tarde, a partir das 13h30, acontece um debate sobre a Reforma Psiquiátrica, com participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Regional de Medicina (CRM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Laboratório de Saúde Mental da Universidade Potiguar (UNP) e Política Nacional de Humanização (PNH).
A discussão sobre a Reforma Psiquiátrica se dá em torno de uma nova abordagem do tratamento clínico da doença mental, com a criação de uma rede de serviços de atenção psicossocial que possam substituir as internações. Dentro desta proposta está a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), criados para ressocialização de usuários do sistema de saúde mental. O RN possui CAPS nos municípios de Natal, Apodi, Caicó, Currais Novos, Jucurutú, Macaíba, Mossoró, Parelhas, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e São Miguel.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo