[leia]
OESTE- A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) em parceria com as secretarias municipais de saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo o dia 30 de abril como o dia de mobilização nacional, o dia "D". O slogan da campanha é ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS".
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da II URSAP, enfermeira Magnólia Solano a campanha de vacinação conta a influenza tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza, na população de 60 anos e mais de idade, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos e nas gestantes.
"A meta é vacinar, pelo menos 80% da população alvo como trabalhadores da saúde (os que atuam na atenção básica, estratégia saúde da família, agentes de endemias, médicos, profissionais de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias e profissionais da vigilância sanitária; crianças, mulheres grávidas em qualquer idade gestacional e idosos", informa Magnólia Solano.
Para a realização da campanha há 227 postos de vacinação, com o envolvimento de 1.460 pessoas e a utilização de 89 veículos. A II Ursap espera receber 74.800 doses. A vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B.
"A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias", relata a coordenadora adjunta do Programa regional de Imunização da II Ursap, enfermeira Milene Pinto Rosado.
"Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%", disse Milene Pinto.
"Queremos integrar nossas ações com os municípios para planejar e executar essa etapa da campanha de vacinação com grande sucesso e cumprir todas as metas, para tanto, precisamos do envolvimento dos profissionais de saúde, dos meios de comunicação, lideranças comunitárias, associações, escolas e igrejas com o objetivo de esclarecer a população sobre a influenza e importância da vacinação", explicou a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário