EDUCAÇÃO

Professore do Programa Brasil Alfabetizado participam de formação 








A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 31 de maio e 1ª de junho a formação dos professores, coordenadores e educadores dos programas de alfabetização de Jovens e Adultos de todo o município. 
 
A formação foi realizada na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença da mestra em educação Fátima Felipe, do Núcleo de Desenvolvimento Social do Programa Brasil Alfabetizado, contou também com a presença da gestora local do programa, Cosma Suares Machado. 
 
O  Ministério da Educação e Cultura – MEC, realiza desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. 
 
O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. 
 
A finalidade da formação com os professores e educadores partiu de uma grade metodológica exigida pelo Programa, de instruí-los a levarem em consideração a realidade e a experiência de vida do aluno, como a escolha dos temas a serem abordados nas salas, e apresentar o método Andragogico.
 
A Andragogia significa, portanto, “ensino para adultos”. Um caminho educacional que busca compreender o adulto desde todos os componentes humanos, e decidir como um ente psicológico, biológico e social. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. O adulto, após absorver e digerir, aplica. É o aprender através do fazer, o “aprender fazendo”.


Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo