APODI

Direto do Jornal de Fato.

Prefeitura inicia compactação do lixo do Aterro Controlado da Chapada do Apodi


A Prefeitura de Apodi através da Secretaria de Urbanismo e atendendo ao acordo firmado com o Ministério Público, iniciou nesta terça-feira a abertura de valas para compactar o lixo no Aterro Controlado do município. 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Apodi, o problema com o Aterro Controlado de Apodi é velho. Tem mais de 10 anos. Em todo este período, o Ministério Público Estadual cobrou da Prefeitura a retirada do lixão da região da Chapada do Apodi. Apesar das investidas, não houve uma solução. A explicação é que o custo para se instalar um Aterro Sanitário é muito alto, assim como também é muito caro o valor necessário para fazer a manutenção da estrutura.

"Não temos recursos para construir um Aterro Sanitário conforme exige o Idema. Estamos aguardando um projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) para construir aterros sanitários no sistema de consórcios em todas as regiões do Estado com recursos do Ministério do Meio Ambiente. A prefeita Goreti Pinto já assinou documento neste sentido", declara Elton Rosemberg, secretário Municipal de Urbanismo.

No caso específico de Apodi, em 2007 o Ministério Público Estadual instaurou um procedimento para apurar as condições que a Prefeitura estava dando destino ao resíduo sólido do município. Em 2009 foi instaurado outro procedimento investigativo. Nos dois procedimentos ficaram comprovados tecnicamente que o lixão estava gerando danos ao meio ambiente.

O secretário de Urbanismo e Transportes, Elton Rosemberg de Souza,  explica que se trata de investimentos altos, que o município enfrenta crise financeira devido à queda na arrecadação e que mesmo assim a prefeita Goreti Pinto investiu na contratação da uma máquina para abrir as valas para fazer a compactação do lixo. "O trabalho já começou e estamos cumprindo o acordado com o Ministério Público", garantiu.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo