DESENVOLVIMENTO SOCIAL



Prefeitura de Apodi implantará unidade do CRAS na Chapada do Apodi

APODI – Investir no “Social não é gasto nem custo, é investimento”. È com esse pensamento que a prefeita de Apodi no Médio Oeste, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) vem investindo pesado na assistência e desenvolvimento social do município.

Dentro dos próximos dias a Prefeitura de Apodi estará implantando no Distrito Rural de Soledade na Chapada do Apodi uma unidade do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, que beneficiará todas as comunidades encravadas na Serra do Apodi que atendera a mais de três mil famílias de varias localidades.

De acordo com a prefeita Goreti Silveira Pinto, o CRAS é muito importante para a comunidade e o seu trabalho resgata a auto-estima da população e cria oportunidades. “É por meio das unidades do Cras que são desenvolvidas as ações que trabalham a auto-estima, a valorização da família e a qualificação para geração de renda, famílias de baixa renda que vivem sem perspectivas e vulneráveis às influências da sociedade podem oferecer estrutura social aos filhos e outros familiares”garante.

A unidade de soledade será formada por uma equipe composta por Assistente Social, Psicólogo e auxiliar que através de um mapeamento vão identificar as famílias que precisam da assistência social, no sentido de reintegrar as pessoas à comunidade. Entre os atendimentos oferecidos estão cursos, atendimento psicológico, visitas domiciliares de assistentes, núcleos de alfabetização em parceria com outras secretarias e programas sociais. O CRAS também atua de forma preventiva evitando que famílias tenham seus direitos violados, caindo em situação de risco social.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.

População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

“È grande a minha alegria e satisfação em poder esta implantando um projeto tão importante para atender aos moradores de Soledade”, comentou a prefeita.

O Cras de Soledade será coordenado por Marcilio Reginaldo que já esta mostrando a importância do projeto aos moradores do distrito. Em meados da semana passada foi realizada uma solenidade na Igreja Católica de Soledade com centenas de famílias onde foram apresentados os objetivos do programa.

O Distrito de Soledade é o maior do município e um dos mais conhecidos do mundo, na localidade esta encravado o parque Arqueológico do Lajedo de Soledade que diariamente recebe a visita de estudantes universitários, professores e turistas de várias parte do mundo.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo