Presidente da CDL de Apodi defende Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi




O projeto de Irrigação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi vem dividindo opiniões, por um lado algumas organizações não-governamentais ou instituições ligadas ao campo criticam o modelo e outras apóiam.

A maioria das instituições ou pessoas contrarias ao projeto são de fora e que não conhece bem as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo apodiense. No município já se discute ate a realização de um plebiscito junto ao homem do campo que mora no território apodiense para opinar de forma democrática e consciente sobre a execução do projeto se realmente é viável para a Chapada ou não.
 
Enquanto isso as opiniões vão se dividindo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Apodi, empresário, George Gurgel, diz que o projeto de Irrigação da Chapada do Apodi será a redenção econômica de Apodi e região. “Vejo nesse projeto mais emprego, mais investimentos e mais qualidade de vida para o povo”, comentou George Gurgel que representa mais de 130 empresários filiados a CDL apodiense.

As obras do Projeto de Irrigação custaram R$ 280 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. O projeto conta com uma área de 5.200 hectares e irá gerar 15.600 empregos diretos. 

Os benefícios e os detalhes do Perímetro Irrigado de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, já foram discutidos em Apodi com autoridades locais e a população do município durante reunião de engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pela implantação do projeto.

Outro dado importante do projeto, é que o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) de Apodi vai formar 90 técnicos em Zootecnia, pessoal esse que poderá concorrer a 120 lotes, cada um com 16 hectares, o dobro do lote que será destinado aos agricultores familiares, que respondem por 85% dos beneficiados.

O município de Apodi conta com uma área de 1.602 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior município do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas de Mossoró, que tem 2.099 km². É numa área desse tamanho que ficara encravado os 5.200 hectares do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.

“Sou a favor do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, porque vai trazer mais investimentos para o município, não tenho duvidas que será um grande projeto, quando as águas da Barragem de Santa Cruz chegar á Serra do Apodi, vamos ver nosso município se desenvolver cada vez mais, pois o povo apodiense tem coragem de trabalhar, só precisa de oportunidades”, comentou o empresário George Gurgel.



 Distribuição Física dos Lotes

Descrição
Número de Lotes
Área Individual (ha)
 Área Total (ha)
Pequeno Produtor
305
8
2.440
Técnico Agrícola
120
16
1.920
Eng. Agrônomo
25
24
600
Empresarial
5
48
240
TOTAL

5.200

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo