Apodi aderi ao Programa “Saúde Mais Perto de Você” e terá aumento de repasse em 2012

·     ATENÇÃO BASICA


A prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, assinou nessa terça-feira em Brasília, o termo de compromisso que relaciona uma série de metas e padrões de qualidade no campo da saúde que a Prefeitura do Apodi cumprira na atenção básica do município.
Segundo a prefeita Goreti Pinto, a ação faz parte do lançamento da estratégia “Saúde Mais Perto de Você”. Os gestores que aderiram à rede de atenção, receberão 20% a mais dos recursos específicos para o financiamento do setor – PAB variável - e poderão dobrar o incentivo com a qualificação das equipes e dos serviços ofertados à população nas UBSs.

A prefeita Goreti Pinto assinou o convenio com a participação de mais de mil gestores, entre prefeitos e governadores e do ministro da Saúde Alexandre Padilha. Apodi foi um das 118 cidades do Rio Grande do Norte que aderiram ao programa.

Através do Programa Saúde Mais Perto de Você, a população poderá acompanhar pela internet, no site do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a qualidade do serviço e o atendimento, prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Pela primeira vez, o Ministério da Saúde incorpora em sua política de atenção básica e no financiamento, a possibilidade de reconhecer o esforço dos gestores municiais e profissionais de saúde, induzindo e premiando a qualidade, e fazendo isso com o máximo de transparência, já que todos os resultados estarão disponíveis à população no site do DAB”, explica Diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

Serão avaliados indicadores como: tempo de espera, cobertura de hipertensos e diabéticos; padrões de acesso e qualidade ao pré-natal; avaliação do uso e da satisfação dos usuários e acompanhamento das condicionalidades do bolsa família. Equipes com desempenho muito bom poderão até dobrar os recursos que já recebem passando a receber até R$ 8.500 mensais por equipe, o que representa 100% a mais do PAB-variável – componente de qualidade. “Aquelas que tiverem um desempenho insatisfatório terão o incentivo suspenso”, enfatiza o diretor.

“A nossa adesão ao programa garantira consideráveis melhorias no sistema de atenção básica da população apodiense”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

PADRÕES – O monitoramento dos indicadores e a avaliação dos padrões de acesso e qualidade resultarão na certificação, ou não, das equipes e Unidades Básicas de Saúde cadastradas na estratégia “Saúde Mais Perto de Você”. Esse processo contará com o envolvimento de instituições de ensino e pesquisa, além dos gestores municipal, estadual e federal. O programa também estimula a educação permanente, o apoio institucional e monitoramento.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo