Comitiva de Apodi participa da II Conferência para as Mulheres em Mossoró



Toda equipe da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi esteve presente na II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres realizadas em Mossoró que contou com a participação de mais 27 cidades das regiões do Médio e Alto Oeste Potiguar.

A conferência aconteceu na manha dessa quinta-feira no Auditório do Hotel Villa Oeste e foi organizado pela Prefeitura de Mossoró através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

O importante evento teve como objetivo principal discutir e elaborar políticas públicas para a construção da igualdade, através da autonomia econômica, cultural e política das mulheres. Com isso, contribuir para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres norte-rio-grandenses, de acordo com suas realidades locais.

Delegadas, militantes e membros de diversas entidades relacionadas aos direitos da mulher estiveram presentes na conferência. A prefeita de Mossoró Fafá Rosado participou da mesa de abertura, acompanhada da vice-prefeita e presidente do COMDIM Ruth Ciarlini, do secretario da Cidadania Francisco Carlos, vereadoras Maria das Malhas e Cláudia Regina, da coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres Fernanda Lira, das representantes da Central Única dos Trabalhadores Raimunda Soares e da Delegacia da Mulher Maristela Rosa.A Comitiva da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi contou com a participação de 11 membros sendo que 06 foram escolhidos como delegado para representar o município de Apodi, na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que acontecera em Natal, no período de 21 a 23 de outubro deste ano.

Segundo a secretaria da Mulher e Igualdade Racial de Apodi, Itamara Senna, durante a conferência, os participantes discutiram a criação de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal. Os indicativos debatidos e aprovados em plenária serão levados a Conferência Estadual e, posteriormente, a Nacional.  

Governadora prestigia II Conferência Regional de Políticas Públicas


A governadora Rosalba Ciarlini também participou, da II Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres em Mossoró.

Na oportunidade, a governadora pediu que a representação sindical e de movimentos sociais ligados à mulher enviassem sugestões. "Não posso governar sozinha e é a força do povo que nos une para superararmos desafio. Enviem sugestões, pois as mulheres fazem, verdadeiramente, o Rio Grande do Norte acontecer", disse.

A governadora lembrou do pioneirismo da mulher em Mossoró, como o primeiro voto da América Latina, de Celina Guimarães, e disse que a sociedade precisa de uma maior participação da mulher. "A mulher está crescendo porque está superando as barreiras. Se tivermos a oportunidade de fazer com que essa chance chegue a outras mulheres, melhor. Temos que acreditar em nós mesmas", comentou a governadora.

Sobre o evento, a governadora Rosalba Ciarlini lembrou que da II Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres sairão 77 delegadas para a conferência estadual. Desse número, 27 são de Mossoró. Diante desse quadro, a governadora afirmou que é importante que as diretrizes e discussões relacionadas às ações para a mulher sejam centradas em um eixo em comum. "É interessante que levemos, também, propostas para a conferência nacional", disse.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo