GORETI, PREFEITA REALIZADORA!



            Logo que começou a administração de Goreti, as críticas foram muitas. Pensavam os incrédulos pré-julgadores que os primeiros dias já eram os últimos. Enganaram-se, Goreti está sendo apresentada como a prefeita que mais obras fez por Apodi nos últimos 20 anos.
            A data está bem guardada: 1º de janeiro de 2009. Maria Goreti da Silveira Pinto assume a prefeitura do Apodi, como a primeira mulher a governar este povo amigo e ordeiro. O nosso município vinha sofrendo por falta de estrutura como escolas, postos de saúde, transportes para os seus serviços essenciais.
            Pois bem, durante um ano e meio, Goreti, juntamente com os seus auxiliares, buscou organizar a administração. Buscar lá fora as verbas necessárias para o desenvolvimento municipal. Mas os críticos de plantão, que é normal num sistema democrático, logo passaram a dizer que ela não estava fazendo nada. Ao mesmo tempo, Goreti, numa tática de sabedoria, imiscuía-se pelos ministérios, pelos órgãos governamentais tentando trazer o que fosse de melhor e o que a população estava exigindo.
            Mas primeiro ela arrumou a casa: implantou os sistemas de planos e carreira dos educadores e dos trabalhadores na saúde. Enxugou a máquina administrativa e colocou em dia todos os pagamentos de fornecedores. Em seguida foi impondo a sua marca, a sua maneira de administrar.
            Recuperou escolas; construiu quadras de esporte e postos de saúde; reestruturou os serviços de saúde do município; deu amplo apoio à agricultura e à educação nenhum prefeito priorizou tanto.
            Pavimentação novas ruas e avenidas; recuperação também as de pavimentação deteriorada; está reinstalando o Calçadão da lagoa; alargou a avenida que dá entrada à cidade (elogio de todos os apodienses por aquela obra). E para desespero dos adversários que torcem contra a sua administração, está fazendo as passagens molhadas mais urgentes, mas uma obra para ficar para sempre. Vai começar a construção das praças Getúlio Vargas e a de frente ao Colégio Professor Antonio Dantas, além de está urbanizando as margens da BR 405: começando de frente ao Passeio Hotel até depois do Cemitério novo.
            E os servidores do município? Estão exultantes, Goreti entregou a eles, numa solenidade bem concorrida, na sala magna da Casa da Cultura, o plano de enquadramento de todos. E todos tiveram reajustes automáticos em seus vencimentos. Agora, o servidor sabe que terá todos os direitos adquiridos incorporados automaticamente. Goreti está sendo aplaudida por todos por esta histórica realização em benefícios dos que compõem o quadro de servidores municipais.
            Mas não fica somente nisso, não! Vem aí o sistema de previdência próprio do município, quando todos poderão se aposentar sem o pesadelo do “fator previdenciário”. E terão, os servidores, todos os demais benefícios decorrentes deste Órgão que será instalado ainda este ano.
            Goreti já adquiriu mais de 20 veículos para o município entre caçambas, caminhões “cuca” coletores de lixo, tratores, ambulâncias; carros de serviços para a saúde entre pic-kaps e combis; ônibus para transportar alunos e outros que dão suporte para àqueles que, obrigatoriamente, têm que se apresentar em Natal nos hospitais de referência e não tinham condições de arcar mensalmente às vezes para tratamentos específicos.
            Tem mais. Goreti vai calçar todas as ruas do Bico Torto e urbanizar parte do sítio Córrego com construção de quadra de esportes. Está revendo com o governo estadual a continuação do sistema de saneamento básico, além da ampliação dos serviços da Cern em todos os bairros da zona urbana.
            Pensam que ela encerrou aqui? Enganam-se os que criticavam no começo, pensando que ela não iria trabalhar. Já ampliou a zona urbana da cidade e, em cima da serra, no sítio São Miguel, doou o terreno para a construção do Campus da UERN. Doou terreno para a construção da sede do INSS, e que já está pronto para ser inaugurado.
            Deverá construir museu do índio no topo da serra, em Canto da Varas, na chegada a Apodi onde haverá mirantes e restaurantes para o lazer dos apodienses e turistas visitantes.
            Pois bem amigos, aguardem que Goreti vai sair da administração de cabeça erguida aplaudida por todos como a maior prefeita deste município. Aquela mulher guerreira que alguns pensavam que não faria o que prometera. Goreti está indo além. Façam uma avaliação, vejam suas obras pelas ruas, pelos sítios e todo o conjunto com aquelas realizações que não são vistas a olho nu, pois embasam a organização administrativa e beneficiam a todos indistintamente. Um exemplo é dizer que há professores do município que percebem acima de R$ 3.000,00 e isso é gratificante.
            DEIXEM A MULHER TRABALHAR, lembro de um artigo meu num blog e aqui mesmo neste jornal, o qual fez vê aos incautos e apressados críticos que Goreti ainda iria dá dor de cabeça neles. Eis aí o resultado. A maior prefeita do Apodi, em todos os tempos, além de ter tido a primazia como a primeira mulher a governar-nos e administrar com destaque tão belo e rico município.

  *William Lopes Guerra, Advogado e Escritor

1 Comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo