DESTRUIÇÃO

Chuvas destroem cerca de 1.000 km de estradas vicinais na zona rural de Apodi




APODI – Apesar de não ter sido registrado enchentes na Chapada e Vale do Apodi. As estradas vicinais que ligam os moradores de cerca de 100 comunidades rurais ao perímetro urbano apodiense estão praticamente destruídas pelas chuvas que tem caído no município.
         O levantamento é da Coordenação da Defesa Civil Municipal que mostra através de um relatório que a zona rural de Apodi está com um serio problemas no que desrespeito as estradas. “Até agora não houve enchentes, mas as chuvas continuam prejudicando uma área importante do município, as estradas vicinais”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Apodi, Marcilio Reginaldo.
O município de Apodi conta com aproximadamente 1.000 km de estradas vicinais para atender 18.000 habitantes dos quase 35.000 mil habitantes existentes em Apodi. A população rural vem ser maior do que a urbana.
Ainda de acordo com Marcílio Reginaldo, a situação está generalizada primeira, diz respeito à safra que não está sendo escoados, médicos e agentes de saúde não estão podendo atender as famílias, e o poder público não tem como cumprir as ações de políticas publicas as pessoas na zona rural.
A Prefeitura via Secretaria Municipal de Obras continua o trabalho de recuperação das estradas vicinais do Vale do Apodi, Chapada e região da Areia,  porém as chuvas não deixa o trabalho de recuperação ser concluído. O secretario Moésio Fernandes tem mobilizado toda estrutura da Secretaria de Obras para ver as estradas recuperadas, mas as chuvas têm prejudicado o trabalho executado pelas maquinas.
Durante toda esta semana a Defesa Civil esteve fazendo um levantamento da situação das estradas e o resultado será encaminhado, a prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, mostrando o mapa dos problemas para que a prefeita venha a Decretar Situação de Emergência para estradas vicinais, pois segundo a Defesa Civil a economia do município não terá avanços, devido às dificuldades enfrentadas pelo homem do campo, já que Apodi é um município com economia voltada pára o campo da agricultura. 
Em todo o Rio Grande do Norte. Seis municípios vivenciam situação de emergência. Na Secretaria Nacional de Defesa Social, no Ministério da Integração Nacional (MIN), já tramitam três pedidos de reconhecimento de situação de emergência, os demais ainda não foram oficializados. Até a última sexta-feira, dia 6, foi aprovada a solicitação de Jardim do Seridó, cujo decreto foi assinado em 28 de março pelo prefeito, o padre Jocimar Dantas de Araújo (PMDB).
A situação mais critica é em Ipanguaçu, onde 535 famílias desabrigadas ou desalojadas, enquanto outras 600 famílias estão isoladas em pelo menos 13 comunidades rurais.





Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo