Apodi comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi (CAPS) comemora hoje 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A importante data é símbolo da Luta Antimanicomial (18 de Maio), surgiu no final da década de 1980 com a articulação entre profissionais de saúde, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental, familiares e movimentos sociais.
Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Apodi, Cyntia Vanessa, o objetivo desse dia foi estabelecer um marco histórico baseado no lema: “por uma sociedade sem manicômios”.
“Em Apodi, estaremos realizando uma palestra no CAPS com os técnicos do serviço e usuários em parceria com as educadoras em saúde do município, as enfermeiras Liegia e Edsonara”, finaliza Cyntia Vanessa.
O CAPS é um serviço de atenção psicossocial que presta atendimento aos pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas).
O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 13h. Durante o período que permanecem na unidade os pacientes recebem café da manhã e almoço.


CAPS de Apodi realiza atividade em comemoração ao Dia das Mães

 O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi (CAPS) realizou uma vasta programação em comemoração ao mês de mães com a realização de palestra sobre direitos da mulher e informações sobre Lei Maria da Penha, ministrada pela secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, Itamara Isis e técnica da secretaria, assistente social Isiane com a técnica de relaxamento.
O evento ainda contou a realização de peça teatral as terapeutas Luzia (enfermeira) e Jurema (psicopedagoga): reflexão da música MULHER (SEXO FRAGIL) - ERASMO CARLOS. Vários depoimentos de usuários do CAPS e familiares; poesias escritas por usuários sobre as mães; homenagens as mães com distribuição de flores e chocolates.
A confraternização foi encerrada com a realização de um almoço servido a todos os pacientes e familiares em comemoração ao Dia das Mães.
“Realizamos junto com os pacientes um trabalho de reflexão sobre a importância das relações familiares”, comentou a psicóloga, Cyntia Vanessa - Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Apodi.
O CAPS de Apodi é uma unidade que trata e cuida de pessoas com transtornos mentais graves, persistentes, principalmente egressos de hospitais psiquiátricos bem como usuários de álcool e outras drogas que necessitam de cuidados intensivos com equipe multiprofissional, através de oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e psicoterapia de apoio.



EQUIPE TÉCNICA DO CAPS I

CYNTIA - PSICOLOGA E COORDENADORA;
JULIA -ASSISTENTE SOCIAL;
LUZIA - ENFERMEIRA;
JUREMA - PSICOPEDAGOGA;
ALÉCIA - EDUCADORA FISICA;
DO CARMO - TECNICA DE ENFERMAGEM;
ADRIANA - RECEPCIONISTA;
MARILIA E SOCORRO - ASD;
DR. ERNANE - MÉDICO;
SABINO - FARMACEUTICO;
IRINALDO - APOIO E MUSICO

ASCOM - PMA










Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo