Saúde

Secretaria de Saúde promove treinamento para implantação das vacinas Pneumocócica em Apodi
 
 
 
 
APODI – Os Agentes Comunitários de Saúde de Apodi participaram durante toda essa semana de treinamento e esclarecimentos sobre a sobre a implantação da vacina Pneumocócica no calendário básico da vacinação do Ministério da Saúde que atendera a toda rede municipal de saúde de Apodi. 

O treinamento foi realizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Saúde e Coordenação do Programa Agente Comunitários de Saúde (PACS) nas dependências do Centro de Saúde no conjunto habitacional Coab.

Além dos Agentes Comunitários de Saúde ainda participaram do treinamento todos os técnicos de imunização do município, onde discutiram as estratégias de aplicação e implantação da vacina que passou a constar no calendário básico oficial de vacinação do Ministério da Saúde. 

A vacina Pneumocócica é destinada para grupos suscetíveis ao streptococus pneumoniae (pneumonia) e será incorporada em 2010 no Calendário Básico de Vacina da Criança a partir dos dois meses de idade a menor de 24 meses. Ate pouco tempo à vacina era disponibilizada apenas em clínicas particulares.

A capacitação foi conduzida pela enfermeira, Leila Kalina de Morais Silva, e tem recebido atenção especial dos profissionais que atuam no campo da imunização no território apodiense. “O custo dessa vacina era alto, e agora temos a pneumocócica disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Poderão receber a dose crianças com idade até 1 ano, 11 meses e 29 dias”, comentou a enfermeira, Leila Kalina. 

Segundo, Leila Kalina, A vacina, pneumocócica, protege contra a bactéria pneumococo, principal causador de infecções em neonatos e crianças até 2 anos de idade e responsável por 45% das pneumonias adquiridas na comunidade; responsável também por pneumonias, otites, sinusites, meningites e bacteremias na infância.

Doenças – Principal causa de meningite bacteriana no Brasil, a doença meningocócica pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte.  

O pneumococo, por sua vez, é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no Brasil. O pneumococo também é o principal agente causador de pneumonias em todas as faixas etárias.

Com a introdução da vacina, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério passará a ter 12 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Além disso, a oferta total do PNI, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas (nacionais e importadas).

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo