Produção

Encontro de Produtores de arroz do Vale do Apodi

 
A prefeitura de Apodi via Secretaria Municipal de Recurso Hídrico do Município, reuniram nesta quinta-feira dia 23, os representantes de produtores de arroz do vale do Apodi para discutir e estimular o cultivo do arroz vermelho no Vale do Apodi a sua política de organização da cadeia produtiva do arroz.

O município de Apodi é hoje o maior produtor do estado e o segundo do Brasil tornando se responsável por geração de emprego e renda no município.

Estiveram presente ao encontro representantes das 21 associações de plantadores de arroz vermelho do Vale do Apodi Técnicos da Secretaria.

Para este encontro foi convidado o Engenheiro Agrônomo e pesquisador da EMPARN Aldo Medeiros.

Na pauta alem da produção e sua comercialização foi discutida a aplicação de insumos e defensivos na cultura do arroz com ótimas práticas evitando a agressão ao meio ambiente.

O arroz vermelho é um dos principais componentes da dieta alimentar do nordestino e é cultivado principalmente nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia e Alagoas, sendo também produzido em alguns municípios do Norte de Minas Gerais.

O arroz vermelho tem fácil cozimento e digestibilidade e procurado nos restaurantes da região nas mais diversas receitas desde arroz de leite ao baião de dois.

A mão-de-obra familiar é a mais usada pelos produtores no cultivo o que contribui para baixar os custos.

Segundo o pesquisador da EMPARN Aldo Medeiro alem de melhorar a produção é preciso utilizar o marketing para melhorar a imagem do arroz vermelho. “O arroz vermelho tem grande aceitação pela população sendo necessário trabalhar mais a imagem junto ao publico consumidor e melhorar a sua comercialização com uma melhor imagem do produto agregando mais valor melhorando a rendo do produtor”. Disse o pesquisador.

Para o Secretário municipal de Agricultura Eron Costa o encontro foi importante na buscar de novas técnicas para o cultivo. “Temos solos favoráveis à produção do arroz em nosso município e vamos aumentar ainda mais a produção do arroz com as novas técnicas e continuar sendo o maior produtor do estado e o segundo do Brasil. O arroz vermelho é um grande responsável por geração de renda em nosso município. Com esses encontros buscamos dar mais sustentabilidade a produção do arros vermelho em nosso municipio” Finalizou o Secretário.

O arroz vermelho foi trazido pelos portugueses em 1535, por meio da capitania de Ilhéus, na Bahia. Foi o primeiro tipo de arroz a chegar ao Brasil em 1765, principalmente pelo Maranhão.




Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo