PISCICULTURA

Apodi realizara I Festival do Pescado da Oeste Potiguar


APODI – A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos realizou encontro no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) com o gestor de Piscicultura do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), Renato Gouveia, secretários, coordenadores e assessores da municipalidade para discutir e planejar a realização do I Festival do Pescado da Região Oeste, que acontecerá de 25 a 28 de agosto no município de Apodi.
Segundo o secretario de Agricultura e Recursos Hídricos, Eron Costa, a abertura do evento acontecera no dia 26 de agosto na Casa de cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra as 19h00hs. São esperados mais de 150 participantes.
Já no dia 27 de agosto acontece no Balneário de Apodi as margens da Lagoa, o I Seminário de Piscicultura da Região Oeste e no dia 28 sábado, serão realizadas uma programação interativa com os presentes.
De acordo com o gestor do SEBRAE RN, Renato Gouveia, será um momento importante para a cultura do pescado. “Regionalizar à cultura do pescado é fundamental neste momento que passa a produção. Será mostrado neste encontro com os piscicultores a importância da agregação do valor e diversificar a venda do produto fora das instituições governamentais, procurando outros mercados com restaurantes, supermercados, hotéis e pousadas da região já que existe um grande potencial hídrico na região”, comentou Renato Gouveia.
O seminário é regional e envolverá piscicultores do Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar. O evento terá palestras, curso de agregação de valor ao pescado, seminário, concurso de pesca, nado livre, corridas de canoas e concurso garota do pescado, alem de premiação e muito forró para os participantes.
Os consultores do SEBRAE, José Edgar Gomes Junior e David Xavier de Souza Góis, respectivamente, do setor de mercado do SEBRE farão palestras sobre piscicultura em tanques escavados e como se preparar para conquistar o mercado e parques piscícolas.
Para o secretário de Agricultura do município, Eron Costa, este encontro será fundamental para a melhoria da produção do pescado e a busca de mais mercado gerando assim mais emprega e renda ao piscicultor de nossa região.
O município de Apodi é detentor da segunda maior barragem do Rio Grande do Norte, de uma das maiores lagoas do interior potiguar e vários açudes, tem grande potencial na produção de peixe.
O pescado alimento nobre e rico, que permite elevar de forma significativa o nível de nutrição e de saúde da população. Sua importância na alimentação se deve à variedade e concentração de nutrientes, aspecto no qual possui vantagem comparativa em relação a outras fontes de proteína animal. Além disso, os efeitos do consumo na prevenção de várias doenças já foram comprovados.
I Festival do Pescado da Região Oeste será uma realização da Prefeitura Municipal de Apodi e SEBRAE RN, Governo do Estado, Ministério da Pesca, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). O Público Alvo são as Colônias de Pescadores, Associações e Cooperativas de Piscicultores da Região de todo o Grande Oeste Potiguar.
 A prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), esta garantindo total apoio ao evento e participara das atividades ao lado dos secretarios e assessores do municipio.

Seja o primeiro a comentar

  ©Apodi Forte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo